quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Valve pede desculpas por erros em sistema anti-cheat

Devido ao número de gamers que utilizam métodos anti-éticos e/ou não programados pra obter regalias em determinados games, podendo inclusive prejudicar outros usuários e contribuir para a lentidão da rede, surgiram ferramentas de bloqueio, conhecidas no meio gamer como sistema anti-cheat. Isso ajuda a garantir a estabilidade dos servidores, assim como filtrar e separar os bons usuários dos causadores de confusão.



Porém nem tudo é um mar de rosas. Este tipo de ferramenta é benéfico para a comunidade gamer mas, como tudo não é 100% eficaz, é passível de erros. Para um software anti-vírus, um falso-positivo é um registro de infecção que na verdade não é um vírus, mas foi identificado como um pelo aplicativo. Se um usuário da rede é falsamente identificado como cheater (aquele que desestabiliza), isso também é denominado falso-positivo.



Um bom exemplo é o ocorrido na rede de servidores do jogo Call of Duty: Modern Warfare 2, cujos erros de identificação levaram cerca de 12.000 usuários a, injustamente, terem suas contas banidas e bloqueadas.



Posteriormente ao ocorrido com o referido jogo, os responsáveis pelo Steam, a Valve, reconheceram publicamente o grave erro cometido, desculpando-se com os usuários afetados pelo equívoco desbloqueando e desenvolvendo o acesso à suas contas e dando-lhes um jogo, Left 4 Dead 2, gratuitamente, afim de tentar amenizar o dano provocado.

By: Anonymous